terça-feira, 31 de maio de 2016

DULCIS


Aveia doce é o significado de Hovenia dulcis, nome científico da uva japonesa, um fruto comestível doce e nutritivo, que costuma ser usado em geleias. 

A energia desta essência devolve o poder de ação aos que se encontram parados, estagnados, presos a uma angústia e a um medo que nem sabe ao certo a razão.

Ornamental, a árvore exibe  uma ampla copa arredondada, no alto de 25 metros. Espaçosa e quase sempre crescendo em grupo, é ideal para recuperação de áreas degradadas, invadindo florestas, clareiras, margem de rodovias, terrenos baldios e agrupam-se ainda próximo a locais habitados.

Segundo botânicos, esta espécie invasora ameaça de extinção algumas espécies nativas do Brasil, reduzindo assim a diversidade alimentar para animais silvestres.

Ela ocupa grandes áreas florestais, tomando conta de tudo, em busca de luz, espaço e nutrientes.

Mata-fome é também um nome popular desta espécie, cujas flores que se abrem de agosto a fevereiro trazem a sensação de saciedade, ajudando a controlar a fome psicológica de quem sofre de compulsão por doces e chocolates.

Em pequenos cachos, essa passa-japonesa serviu de único alimento nos mosteiros para onde se retiravam monges japoneses, em meditação.

Esse era na verdade, um recurso a mais para se purificarem e atingirem elevação espiritual.

As pequenas e numerosas inflorescências brancas desta árvore fazem do floral Dulcis um tônico espiritual, que também nos ajuda a sentir o doce enlevo e serenidade de quem está em sintonia com planos superiores.

terça-feira, 24 de maio de 2016

CURCULIGUM


O floral para quem não sabe dizer "não", Curculigum é extraído das miúdas flores amarelas do capim palmeira, que surgem espremidas na base das folhas, quase rentes ao chão, ocultas e protegidas pela folhagem.

As longas raízes da planta, firmemente presas ao solo, alastram-se e avançam além de sua área.

Essas características representam pontos chaves que esta essência busca resgatar: o amparo, a expansão da consciência e o fortalecimento do Eu, três itens imprescindíveis quando a pessoa apresenta dificuldades de impor limites e de dizer não, quando necessário.

Calcule o sofrimento gerado por isso.

A pessoa deixa de fazer as coisas que realmente quer e precisa, para servir aos propósitos de outras, nos mais variados aspectos.

Com o uso de Curculigum porém, ela começa a perceber as consequências geradas por essa submissão.

É útil ainda nos casos de separações amorosas ou quando há risco de comprometimento do Eu,  como por exemplo nos traumas enfrentados pela morte de uma pessoa querida.

Curculigum fortalece a personalidade e a vontade própria, além de encorajar a pessoa a cortar o cordão de chantagens emocionais que a paralisam.

Traz o amparo das virtudes do amor, da força magnética e da misericórdia divina e ensina os submissos a se resguardarem e demarcarem fronteiras físicas, emocionais e mentais.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

CORONARIUM


"Mente sã em corpo são" é a frase que sintetiza o conteúdo energético deste floral que auxilia em casos de demência, manias e paranoias, agitação e confusão mental.

Coronarium atua como equilibrador da anatomia física e sutil, a partir da harmonização dos centros energéticos do organismo.

Seu foco é desbloquear o chacra da coroa, centro de força localizado ao nível do alto da cabeça, responsável pela saúde dos pensamentos, sentimentos e emoções.

Para isso, Coronarium concentra conteúdos vibracionais que elevam as energias dos campos inferiores (chacras que ficam abaixo do coração) para a região coronária.

Nativa do Brasil, esta espécie também chamada de miguel-pintado e camboatã-vermelho.

Bastante comum no paisagismo urbano, a árvore atinge mais de vinte metros de altura.

Fixas nos ramos esguios, pequeninas flores em forma de coroas cor de pérola estão prontas para receber a visita das laboriosas abelhas que representam "o coletivo e o individual; o temporal e o espiritual; a alma descida ao inferno, mas também o espírito que se embriaga com o pólen do conhecimento", segundo o Dicionário de Símbolos.

Coronarium presta-se justamente a isso: ajudar a alma a sair do inferno em que se encontra, expandindo a consciência e o intelecto.

Esta essência devolve o equilíbrio e a paz a quem está dominado por emoções e sentimentos inferiores, aprisionado num emaranhado de pressões e situações confusas.

Revigora as atividades mentais e a memória. É útil também para dificuldades no aprendizado.

terça-feira, 10 de maio de 2016

COCOS


Não se sabe se os primeiros cocos foram trazidos pelos colonizadores ou vieram boiando pelos mares.

Nem em que praias do mundo se formaram os primeiros coqueirais.

Há registros de que estes frutos já existiam na Índia, há quatro mil anos.

Resistência, fibra e força são suas qualidades essenciais.

O floral Cocos. extraído de suas pequenas inflorescências esbranquiçadas potencializa toda a energia da planta, desde a resistência dos troncos e a firmeza das folhas até as fibras da casca do fruto, ajudando as personalidades fracas e submissas.

Solitário, o tronco dessa palmeira aponta para o céu, como se sugerisse ao tipo subserviente, que erga a cabeça e não se deixe pisar como capacho.

Nem se sinta escravizado, na obrigação de fazer tudo o que os outros querem, contra a sua vontade.

Este floral ajuda a fortalecer a vontade própria e trabalha a prostração e a resignação de quem não consegue sair da situação humilhante em que se encontra.

Inspira a pessoa muito servil a ter fibra para se libertar da posição em que se colocou.

Além disso limpa e purifica o corpo mental e emocional de quem está na polaridade oposta desse desajuste, reduzindo a tendência a dominar e subjugar os outros, como o tipo espertalhão, que quer levar vantagem e passar todo o mundo para trás.

Liberta-nos de situações que nos aprisionam e facilita a manifestação do Eu Superior.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

CIDREIRA


Capim-cidrão e chá-de-estrada são também os nomes desta planta que prolifera no litoral e a beira das estradas, em touceiras que dão firmeza ao solo, prevenindo erosões.

Da mesma forma, o floral Cidreira traz equilíbrio a quem está com o mental disparado, prestes a sofrer "erosões" psicofísicas.

Em geral, causadas por preocupação excessiva, estresse, nervosismo, responsabilidade demais e pensamentos descontrolados ou ruminantes, que ameaçam a paz interior.

É ideal para os que se preocupam demais com o que possa acontecer a pessoas queridas, como as mães que não tem sossego enquanto os filhos não chegam.

Tranquiliza e ajuda a transmutar o medo, a insegurança e outras energias prejudiciais, em pensamentos positivos.

Não confunda esta gramínea com a erva-cidreira ou melissa (melissa officinalis), que é de outra família (labiadas).

O floral Cidreira é extraído das flores do também chamado capim-cidrão ou capim-limão, que tem um penetrante cheiro de limão nas folhas contornos super afiados, usadas em chás contra insônia e nervosismo.

Este é o floral dos insones, dos que estão sempre alertas e não conseguem se desligar dos pensamentos e preocupações que espantam o sono.

Traz relaxamento, dissolve a ansiedade e induz a uma noite repousante.

Após situações em que algo não ficou ou não pode ser esclarecido, acalma e evita desgastes mentais.

Nos devolve o dom do entusiasmo, da alegria e do propósito divino.

Acalma,  inspira e deixar a vida fluir.

DILL (28)

 A cacofonia das modernas condições de vida pode aturdir e mesmo sufocar as capacidades sensoriais da maioria das pessoas.  Com o advento da...