Vídeos

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

NÃO SE CRITICAR


Hoje vamos entender qual o primeiro passo para começar a aprender a gostar mais de si mesmo.

Não se criticar.... Este passo é tão importante que se você conseguir cumprir de fato, os outros virão automaticamente.

A primeira coisa a fazer é parar com toda crítica. 

Tomar consciência das muitas e muitas vezes em que você se ataca de forma implacável: "Eu sou um idiota, como deixei  isso acontecer"; "Como fui covarde!"; "Quantos erros cometi com meus filhos"; "Sou um péssimo profissional, um verdadeiro fracasso!".

É como se pegássemos um chicote para nos fustigar, sem a menor complacência, sem nenhuma tentativa de compreensão.

Não se trata de negar realidades, mas se você tem características que o prejudicam, reconheça-as e procure administrá-las da melhor maneira possível para aproveitar o que elas tem de positivo.

Se você tivesse uma deficiência física que impedisse determinada atividade, não se criticaria por isso. Procuraria adequar às suas próprias possibilidades. Por que não agir assim com outros tipos de limitações, ao invés de acursar-se.

Não é fácil parar de se criticar porque há anos você faz isso, mas veja isso como um processo que precisa ser iniciado.

Comece prestando atenção nessa tendência e quando se surpreender acusando-se em pensamento ou em voz alta, pare imediatamente e diga algo positivo e verdadeiro a seu respeito.

As críticas, tais como são feitas, não transformam ninguém. Porque são acusações que geram culpa, e não uma ajuda amorosa que gera mudanças. Na maioria das vezes, as críticas não levam em conta quem somos, com nossas possibilidades reais, e pressupõe uma capacidade que não temos.

Aceite-se como você é, para então promover as mudanças que deseja.

Críticas não mudam nada, por isso recuse-se a criticar e aceite-se exatamente como você é, e assim começa a realizar as mudanças que deseja. Lembre-se todo mundo muda, todo mundo!

Acredite, todos nós somos capazes de mudar, de nos adaptarmos e de fluirmos com o processo da vida.

Este é o nosso poder de cura! Nosso poder está na escolha dos pensamentos que temos e das palavras que usamos, porque nossos pensamentos são criativos, geram nossas experiências, contribuem para tudo que fazemos na vida. É você quem escolhe os pensamentos que tem, mesmo que ache que os pensamentos fogem ao seu controle. Procure fazer este exercício se você teve um gesto impulsivo que feriu alguém, em vez de acusar-se - "Que coisa errada eu fiz, eu não tenho mesmo jeito!" - , rejeite esse pensamento e substitua-o por outro: "Eu sou uma pessoa impulsiva e por isso fiz aquilo que ofendeu meu amigo". Tenho que aprender com isso, para não repetir. E vou pedir desculpas, dizendo o quanto gosto dele e como não desejo magoá-lo."

Vocês percebem a diferença entre as duas atitudes internas? É fácil saber qual dos dois pensamentos ajudam na mudança.

Então procure sempre escolher os pensamentos que alimentam, incentivam e dão apoio. Se você realmente se ama, é essencial que pare de se criticar agora e para sempre. Definitivamente!

Você é capaz de fazer isso!

Você pode fazer isso!

Diga agora em voz alta: "Eu prometo me esforçar para deixar de criticar-me. Eu prometo me esforçar para ter pensamentos positivos a meu respeito e a respeito dos outros".

Comece agora, por maior que seja o caminho a ser trilhado, é necessário o primeiro passo, ele nos dá a confiança de que somos capazes de chegar onde desejamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário