Não se trata de impedir que os outros nos assustem, mas de não nos deixarmos assustar por nós mesmos. Quem se ama, se trata com carinho, não procura meter medo em si mesmo.
Então, se você está procurando se amar, por favor não se assuste. Quer ver como você é capaz de se assustar? Aparece um caroço nas costas e você imediatamente pensa que é câncer. Um amigo não sorri com a mesma efusividade de sempre e você logo fica achando que o ofendeu de alguma forma e que ele não gosta mais de você. O chefe chama você na sala e, ao se encaminhar para lá, você treme, na convicção de que vai para o olho da rua.
O namorado se atrasa para o encontro e imediatamente você imagina-o nos braços de outra mulher. A filha que chega tarde em casa foi assaltada, sequestrada, e etc.
É claro que precisamos ser realistas e mandar examinar o caroço nas costas. Mas, de novo, temos uma escolha. Se for de fato um câncer, vai ser necessário tomar as providências para curá-lo. Mas porque partir do pressuposto de que se trata do pior?
Se alguém muito querido lhe dissesse que tinha uma suspeita de câncer, o que você responderia? Provavelmente o tranquilizaria, pedindo para não ser pessimista e afirmando que deve tratar-se de uma coisa sem importância. Por que não fazer o mesmo com você?
Com frequência nos deitamos à noite na cama remoendo os problemas e criando o pior cenário possível. O amigo de cara fechada vai romper conosco, o chefe vai nos demitir, o namorada vai desaparecer para sempre, não conseguiremos entregar o trabalho no prazo.
Você sabe que todos esses pensamentos assustadores são construções suas.
Mas eles são afirmações negativas que atentam contra sua felicidade e sua auto-estima. Se você tem frequentemente pensamentos negativos e assustadores, acho que a melhor coisa a ser feita é encontrar a imagem de algo que realmente goste, que lhe dê um prazer especial. Pode ser um filme, o pôr do sol, um mar azul turquesa quebrando mansamente na praia, um jardim florido, o rosto de uma criança.
Qualquer coisa pode ser usada como substituto. Eleja uma imagem preferida e, toda vez que um pensamento negativo vier à sua mente, ou você achar que está se assustando, é só mudar essa imagem. Diga: “Não, não vou pensar nisso nunca mais. Vou pensar naquele por de sol deslumbrante, numa cachoeira no meio da mata ou na lua nascendo sobre o mar...”, qualquer coisa boa que você queira imaginar. Se você se esforçar para fazer isso, vai acabar eliminando o hábito de se entregar a pensamentos assustadores. Mas é necessário praticar bastante, porque estamos habituados a acolher afirmações negativas e repeti-las. Ame-se o suficiente para deixar de assustar. Por favor, pare com isso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário