quinta-feira, 31 de julho de 2025

EVENING PRIMROSE 32

 



É durante a vida intrauterina ou na primeira infância que a alma está mais aberta e recebe suas primeiras impressões da vida na Terra.

Nesse período, ela é mais um ser lunar do que um ser solar, pois recebe e reflete a luz anímica de seus pais, especialmente da mãe.

Essas primeiras experiências de luz e amor são tão formativas para o desenvolvimento emocional quanto a alimentação adequada o é para o feto físico. 

Se a alma é negligenciada ou sofre abuso durante a vida intrauterina ou na primeira infância, um sentimento intenso e profundamente inconsciente de dor e rejeição se instala no indivíduo. 

Tal pessoa sente-se indesejável e muitas vezes acha que a solução é evitar contatos físicos ou laços emocionais profundos, ela retem na alma uma frieza lunar e é incapaz de irradiar amor e calor humano a partir de seu centro.

Também pode haver uma aversão profundamente reprimida à sexualidade, em especial se o ato reprodutivo que gerou a criança foi tumultuado, violento ou marcado por luxúria degradante. 

A essência floral Evening Primrose -  (Oenothera hookeri),  literalmente faz renascer a alma, provendo uma matriz dos nutrientes emocionais que estavam ausentes quando a alma registrou seus primeiros sentimentos relativos à encarnação.




segunda-feira, 28 de julho de 2025

ECHINACEA (31) Echinacea purpúrea


Na vida contemporânea, uma das mais importantes iniciações da alma é a de chegar a um correto relacionamento com o Eu ou ego espiritual. 

Embora a inflação do ego possa ser  um problema terrível, há ataques igualmente devastadores a positiva identidade espiritual do ser humano.

Até tempos recentes, a família, a comunidade e a Natureza ofereciam o contexto para o desenvolvimento de um tipo confiável de autoidentidade. 

Mas o crescente anonimato na civilização moderna, junto com outras incontáveis forças mecanizadoras e alienantes deixam muitas almas despojadas de nutrição terrena ou humana. 

E mais importante ainda: atos criminosos, violência e degradação sexual ou emocional, muitas vezes começando já na primeira infância devastam a dignidade do Eu.

Muitas almas vivem uma existência fantasma, pois aparentam ter uma persona atuante quando na realidade só há uma insuficiente conexão com o verdadeiro Eu espiritual. 

Essa é uma das razões subjacentes, no nível da realidade da alma, para a extensa deflagração de doenças ligadas ao sistema imunológico.

A essência floral Echinacea estimula e desperta o verdadeiro Eu interior. 

È um remédio fundamental para muitas doenças físicas e anímicas, especialmente quando o indivíduo vivenciou forças destrutivas e devastadoras. 

Echinacea restaura a verdadeira autoidentidade e dignidade essencial da alma em seu relacionamento com a Terra e a família humana





quarta-feira, 16 de julho de 2025

EASTER LILY (30)


O lírio branco é há muito tempo, um símbolo tanto de pureza como da sexualidade e do parto. 

Para a alma tem sido extremamente desafiador integrar a vida sexual com a vida espiritual. 

Não é portanto, por falta de bons motivos que muitos caminhos espirituais exigem o celibato como uma condição para o desenvolvimento espiritual.

Porém para as almas atuais é possível reconciliar essas aparentes polaridades, novas e importantes capacidades da alma irão surgir como resultado.

A essência floral Easter Lily, (Lilium longiflorum), é um importante remédio para o indivíduo que sente uma grande tensão interior entre sua sexualidade e sua espiritualidade. Esses conflitos podem tomar dois rumos diferentes, em direção a promiscuidade, que degrada e prejudica o corpo astral ou em direção ao puritanismo, que desune a alma e as forças vitais da parte inferior do corpo.

Easter Lily  é um remédio especialmente importante para a mulher e pode ser útil quando há impurezas e distúrbios nos órgãos sexuais e reprodutores.

A dádiva mais fundamental deste lírio branco é capacitar a alma a utilizar plenamente as correntes de energia psíquica que estão associadas aos órgãos sexuais reprodutores.




quarta-feira, 9 de julho de 2025

DOGWOOD (29)


Quando dizemos que uma alma é cheia de graça, estamos nos referindo a uma certa plenitude e flexibilidade do corpo etérico, o invólucro mais imediato que envolve o corpo físico.

Se ocorrem repetidas violações ao corpo, seja através do abuso físico ou sexual, seja por circunstâncias muito árduas da vida física e material, o corpo etérico se atrofia e consequentemente o corpo físico se enrijece. 

A alma sofre muito devido à incapacidade de viver de modo conveniente dentro do corpo físico, etérico.

As emoções podem se tornar enrijecidas, o corpo passa a sensação de ser desajeitado e sem alegria.

Muitas vezes a pessoa repete inconscientemente antigos padrões de degradação, escolhendo relacionamentos abusivos ou exibindo tendências autodestrutivas ou propensão a acidentes.

A essência desta bela flor, Dogwood (Cornus nuttallii), ajuda a expandir o corpo etérico e abrandar o corpo físico.

O indivíduo é capaz de sentir mais suavidade e santidade interiores a medida que sua alma recupera o estado de graça através da comunhão harmoniosa com a vida e com o corpo etérico.







quarta-feira, 2 de julho de 2025

DILL (28)


 A cacofonia das modernas condições de vida pode aturdir e mesmo sufocar as capacidades sensoriais da maioria das pessoas. 

Com o advento da era tecnológica, a alma é literalmente bombardeada por incontestáveis impressões sensoriais, aquilo que um indivíduo vê, ouve, prova, cheira e toca no decorrer de um dia pode ser bastante atordoador. 

A higiene da alma requer que essas impressões sensoriais sejam assimiladas, caso contrário, resulta a indigestão psíquica e a sobrecarga nervosa.

Em outros tempos, a pessoa que queria desenvolver sua espiritualidade buscava ambientes remotos e condições ascéticas de vida, pois eles diminuíam a estimulação sensorial e liberavam a alma para o trabalho espiritual mais elevado.

A essência floral Dill (Anethum graveolens),  ajuda a harmonizar a vida psíquica dentro do contexto do trabalho diário e da vida moderna.

Através da flor do aneto, a alma aprende não somente a discriminar e moderar a experiência sensorial, mas o que é ainda mais importante, a permitir que a própria vida dos sentidos se torne um veículo para a iluminação.

Ao invés de serem entorpecidos e subjugados, os sentidos podem ser refinados e clarificados, tornando-se cada vez mais luminosos e transparentes.

Um novo tipo de clarividência a clara essência emerge da alma moderna quando ela enfrenta conscientemente a experiência sensorial. 

A essência floral Dill ajuda a alma a transformar sua sobrecarga sensorial em aptidão de perceber o mundo dos sentidos como uma manifestação dos arquétipos espirituais.





GARLIC 38

A essência floral Garlic, (Allium sativum), é um importantíssimo agente de cura para aquela alma que se torna muito difusa em sua astralidad...